Celebração decorre desde 1521, com procissão pela capital madeirense
Funchal, Madeira, 01 mai 2023 (Ecclesia) – A cidade do Funchal cumpriu hoje o seu voto anual a São Tiago Menor, com a celebração da Missa e da procissão pela capital madeirense, que decorre desde 1521.
A cerimónia começou na Catedral diocesana e os participantes seguiram até à igreja do Socorro, onde D. Nuno Brás presidiu à Eucaristia, perante autoridades regionais e autárquicas.
Na sua homilia, o bispo do Funchal alertou para problemas sociais, como pessoas em situação de sem-abrigo, vítimas do alcoolismo ou da toxicodependência.
A homenagem remonta a 1521 e invoca a proteção do santo, aquando do ciclo de peste no Funchal que dizimou centenas de madeirenses, tendo as autoridades camarárias e religiosas de então entregue a guarda da saúde dos habitantes da cidade a São Tiago Menor.
Como “sinal de gratidão” fez-se a promessa de construir uma igreja em sua honra e fazer uma procissão que, denominada como o ‘Voto de São Tiago’, realizada no dia 1 de maio, a data em que a Igreja celebrava a festa litúrgica de São Tiago Menor, antes da reforma litúrgica (atualmente a 3 de maio).
OC