Porto, 15 abr 2023 (Ecclesia) – A Santa Casa da Misericórdia do Porto vai homenagear, hoje às 11h00, os bispos D. António Francisco dos Santos e D. Manuel Martins descerrando a escultura «Encontro dos Bispos», da autoria de José Maia.
A obra vai ficar instalada no Largo da Paz, em pleno coração da cidade do Porto e nas imediações do centro corporativo da Misericórdia do Porto, “oferecendo assim à cidade uma peça única que representa duas personalidades marcantes do Porto, nomeadamente pela sua ação junto dos mais vulneráveis”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A cidade irá unir-se neste gesto simbólico de reconhecimento do legado de D. António Francisco dos Santos (1948-2017), bispo do Porto entre 2014 e 2017, e de D. Manuel Martins (1927-2017), bispo-emérito de Setúbal nascido no Porto.
A sessão conta com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do bispo do Porto, D. Manuel Linda, entre outras individualidades da cidade.
Para o provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, o «Encontro dos Bispos» materializa “os ideais de liberdade e solidariedade, lastros que se querem vivos, renovados e praticados, em prol do futuro”.
“Os dois homens retratados são exemplos de legado de cuidado e atenção aos vulneráveis”, enfatiza.
Para o pintor e escultor José Maia, “cabe a cada geração assimilar a cultura, acrescentá-la e passá-la à geração seguinte”.
“Na simplicidade, encontrei a melhor maneira de expressar o que foi a vida de duas pessoas que fazem parte da nossa memória coletiva. Foram pessoas que, cada um à sua maneira, seguiram os princípios e valores que lhes foram incutidos. São exemplos da dignidade e verticalidade humana. Esta obra representa a cordialidade entre dois amigos que se cumprimentam de forma afável, transmitindo sentimento de concórdia e paz. No Largo da Paz, ao lado da Santa Casa da Misericórdia do Porto”, destaca.
LFS