JMJ chega a Lisboa após 14 edições internacionais, em quatro continentes
Lisboa, 13 mar 2023 (Ecclesia) – A primeira Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi celebrada há 37 anos, num Domingo de Ramos, por iniciativa de São João Paulo II, com o tema “estai sempre preparados para testemunhar a esperança que há em vós”.
“Foram mais de 300 mil os jovens que aceitaram o convite do Papa João Paulo II para se encontrarem com ele no Vaticano, a 23 de março de 1986”, indica a organização da JMJ Lisboa 2023, a próxima edição internacional do evento, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto, na capital portuguesa.
Aquando desta primeira JMJ, o Papa João Paulo II referiu que “a Jornada da Juventude significa precisamente isto: sair ao encontro de Deus, que entrou na história do Homem mediante o mistério pascal de Jesus Cristo. Entrou nela de maneira irreversível”.
“Em 1986 semeou-se então aquela que se tornaria a tradição da Igreja de encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, mantida por todos os Papas que sucederam a João Paulo II. Um encontro multicultural, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil”, indica a organização da JMJ Lisboa 2023.
A iniciativa promovida pela Igreja Católica “apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário”, sendo “aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja”.
A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985)
Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais em quatro continentes.
Sete dessas edições decorreram na Europa, até hoje.
OC