Organismo católico vai ser liderado por D. Mariano Crociata, bispo italiano
Roma, 23 mar 2023 (Ecclesia) – D. Nuno Brás, bispo do Funchal, foi eleito esta quarta-feira como vice-presidente da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE), numa assembleia do organismo que decorre em Roma.
O novo presidente é D. Mariano Crociata, bispo de Latina, na Itália, que conta ainda com outros três vice-presidentes na direção da COMECE: D. Antoine Hérouard (França), D. Rimantas Norvila (Lituânia), D. Czeslaw Kozon (Dinamarca).
- Nuno Brás é o delegado da Conferência Episcopal Portuguesa na COMECE desde 2020.
“Este é um tempo crucial para a Europa e para a Igreja. A unidade e a solidariedade são mais necessárias do que nunca e devem guiar-nos nas muitas mudanças que as nossas sociedades enfrentam”, declarou D. Mariano Crociata, após a eleição.
O responsável sucede no cargo ao cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo, e o seu mandato estende-se até 2028.
“Refiro-me particularmente à necessidade de uma recuperação justa e sustentável, após as consequências da pandemia de Covid-19, assegurando que ninguém fica para trás, bem como à renovação da vocação da União Europeia como fonte de desenvolvimento e esperança de paz”, acrescentou o novo presidente.
Os participantes receberam, no encontro, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, com quem debateram, entre outros temas, o impacto da guerra na Ucrânia.
Hoje, os membros da COMECE vão ser recebidos pelo Papa Francisco.
A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia integra delegados de todos os Estados-Membros; foi criada em 1980, com a aprovação da Santa Sé, para representar os episcopados católicos junto das instituições comunitárias.
A COMECE promove o diálogo com as instituições da UE, visando promover “o bem comum e uma abordagem centrada no ser humano”.
OC