«É essencial apoiar as famílias e olhar para os problemas que enfrentam», assinala cardeal Hollerich
Bruxelas, 20 mar 2023 (Ecclesia) – A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) assinou hoje um memorando de entendimento para “reforçar” a sua cooperação no domínio das políticas familiares, com as associações católicas do setor.
“É essencial apoiar as famílias e olhar para os problemas que enfrentam”, refere, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o cardeal Jean-Claude Hollerich, presidente da COMECE.
O responsável firmou o memorando com o presidente da Federação das Associações Familiares Católicas na Europa (FAFCE), Vincenzo Bassi, em Bruxelas.
“Com este entendimento, as duas organizações vão beneficiar da sua experiência recíproca”, indica a nota de imprensa.
A FAFCE vai estreitar a sua relação com os representantes da Igreja Católica na União Europeia, participando como “membro observador” nas reuniões da Comissão de Assuntos Sociais da COMECE.
“Os bispos da União Europeia ganharão com a experiência de base, no campo das políticas familiares, oferecida pelas numerosas organizações nacionais que fazem parte da FAFCE”, acrescenta o comunicado.
“Não é por acaso que este acordo foi alcançado durante o caminho sinodal. Juntos, no contexto de uma sociedade mais fragmentada e individualista, queremos oferecer a nossa contribuição para o bem comum”, indicou o cardeal Hollerich, arcebispo do Luxemburgo, que é também relator-geral da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos (2023-2024).
Vincenzo Bassi, por sua vez, falou do memorando como um exemplo da forma como “pastores, famílias cristãs e associações familiares podem caminhar juntas e unir forças para encontrar novas formas de comunicar a beleza da família”.
OC