Braga: Bispos vão começar visita pastoral ao Arciprestado de Barcelos, com 89 paróquias

«A comunidade faz-se com todos e precisa de todos», explica o arcebispo e os seus dois bispos auxiliares

Foto: DAPJovens Braga

Braga, 14 mar 2023 (Ecclesia) – Os bispos da Arquidiocese de Braga vão realizar, de 18 de março a 3 de junho, a visita pastoral ao Arciprestado de Barcelos, apontando a um “encontro, na fé e na gratidão”, com as comunidades das suas 89 paróquias.

“Na preparação e vivência da visita pastoral, todas as pessoas e organismos da pastoral paroquial devem sentir-se interpelados e envolvidos em refletir, avaliar e renovar o dinamismo para uma verdadeira Igreja em missão, tendo em atenção o contexto e os desafios atuais”, escrevem o arcebispo D. José Cordeiroo, e os seus bispos auxiliares, D. Nuno Almeida e D. Delfim Gomes, numa nota divulgada, online, pela Arquidiocese de Braga

A visita pastoral ao Arciprestado de Barcelos vai começar este sábado pelas 30 paróquias da zona norte, com um convite a “crescer na sinodalidade, na missão e na experiência da interparoquialidade”, sem esquecer “todos aqueles que procuram o bem”.

D. José Cordeiro, D. Nuno Almeida e D. Delfim Gomes afirmam que “é decisivo colocar e recolocar Cristo no centro das vidas” e, consequentemente, na vida e no ritmo das paróquias, num mundo “marcado pela vida apressada e pelo incentivo a falsas esperanças”.

A mensagem lembra que a comunidade “faz-se com todos e precisa de todos”, por isso, o diálogo aparece como uma “ferramenta essencial na concretização de novos desafios”, alertando que “cair em pessimismos, rotinas e desânimos, é o caminho mais fácil e cómodo”.

Os bispos afirmam que “não há comunidades perfeitas, mas em aperfeiçoamento” e destacam que o Arciprestado (conjunto de paróquias) de Barcelos tem “investido na formação humana, cristã, pastoral, litúrgica, caritativa, catequética, juvenil e comunicativa/digital”.

A Eucaristia de abertura da visita pastoral vai realizar-se na igreja paroquial de Aborim, este sábado, 18 de março, a partir das 15h00, e a Missa de encerramento, no dia 3 de junho, começa à mesma hora, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Balugães.

Do programa destacam-se três encontros temáticos de formação – liturgia (21 de março, às 21h00), setor da Palavra (24 de abril, às 21h30) e caridade (16 de maio, às 21h30) -, na Casa de Nazaré, em Carapeços.

O Arciprestado de Barcelos tem 89 paróquias e está dividido em três zonas pastorais: norte, centro e sul; a visita pastoral começa na zona norte, com a Eucaristia de abertura na igreja paroquial de Aborim, este sábado, 18 de março, a partir das 15h00, depois os bispos visitam o centro, terminam na zona sul, a Missa de encerramento, no dia 3 de junho, começa à mesma hora, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Balugães.

Os bispos de Braga lembram também que a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, “é uma oportunidade única e irrepetível” na vida da Igreja em Portugal, “especialmente na pastoral juvenil vocacional”, e, depois da peregrinação dos dois símbolos da JMJ na arquidiocese minhota, de 29 de janeiro a 3 de março, preparam-se para “as etapas seguintes”, nomeadamente “a hospitalidade de jovens de outras dioceses do mundo”, nos ‘Dias nas Dioceses’, de 26 a 30 de julho, e a participação no encontro na capital portuguesa.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top