Responsáveis e instituições católicas marcam presença na BTL
Lisboa, 03 mar 2023 (Ecclesia) – O diretor da Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) disse à Agência ECCLESIA que a Igreja Católica quer reforçar o acompanhamento das pessoas que percorrem caminhos de peregrinação, no país.
“Há imensas pessoas que não têm essa vertente espiritual, mas também notamos que os católicos encontram dificuldade em acompanhar espiritualmente, com a dimensão cristã, católica, os percursos por esses caminhos. Há essa necessidade”, referiu o padre Miguel Neto.
Uma delegação da PTP passou pela BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, destacando a parceria com o Turismo de Portugal e o Centro Nacional de Cultura, através da plataforma ‘Os Caminhos da Fé’.
O responsável nacional adiantou que a PTP e o Secretariado Nacional da Liturgia estão a trabalhar em novos conteúdos que valorizem a visita ao património religioso e a percursos de peregrinação, oferecendo-lhes uma “dimensão espiritual”.
O padre Miguel Neto assume a intenção de alargar projetos que ajudem a promover a integração, no mercado de trabalho, de “desempregados de longa duração”, através da aposta neste património, contribuindo, por exemplo, na abertura de igrejas e na vista às mesmas.
Alexandrina Fernandes, da Pastoral do Turismo na Diocese de Bragança-Miranda, assume que há “muito” trabalho a fazer, promovendo sinergias e encontros de responsáveis locais, empresas e paróquias.
“Há pessoas que fazem os caminhos por uma motivação simplesmente de desporto, outras porque se querem encontra consigo, outras ainda por motivos religiosos. Todos estes motivos, conjugados, podem permitir um maior desenvolvimento e uma relação entre as pessoas”, aponta.
A prioridade, acrescenta, é proporcionar “uma boa experiência ao peregrino ou ao turista, que depois se pode converter em peregrino”.
A responsável fala na necessidade de “sensibilização das comunidades”, para que exista uma Igreja de “portas abertas”, também ao nível do seu património.
A representação diocesana de Bragança-Miranda, na edição de 2023 da BTL, foi confiada ao Santuário do Imaculado Coração de Maria (Cerejais, Alfândega da Fé).
A 33.ª edição da BTL decorre até domingo, na Feira Internacional de Lisboa.
O padre Miguel Neto realça ainda outras parcerias com operadores do setor, que estão no centro da passagem pela BTL.
“É importante que marquemos presença”, destaca o sacerdote da Diocese do Algarve.
Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, considerou que o organismo tem de “fazer as pontes necessária” para desenvolver uma oferta turística de qualidade, que “acrescente valor”.
“A dimensão do património religioso, dos caminhos e os recursos que ligam a cultura, a fruição espiritual e a religiosidade, fazem parte do que chamamos os ativos, para construir a oferta turística”, precisa.
HM/OC