«[Jovens] se fizerem aqui uma experiência feliz, regressarão e serão potenciais peregrinos» – Padre Carlos Cabecinhas
Fátima, 17 fev 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima dinamiza um retiro para jovens, que vai desafia-los a rezar a vida e as decisões que ela implica, centrado no tema da JMJ Lisboa 2023, entre hoje e domingo, de 17 a 19 de fevereiro.
A iniciativa decorre na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores e desenrolar-se à volta do tema da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39), o mesmo que o Santuário de Fátima definiu para o presente ano pastoral, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O retiro, realizado em vésperas da festa litúrgica dos santos Pastorinhos, é proposto como um momento de preparação para a JMJ Lisboa 2023, que acontece já este verão.
“Este ano tem um significado muito especial para Fátima, não só por contarmos com a presença do Papa, mas pela presença de jovens, que permite fazer chegar a mensagem de Fátima a estes que, se fizerem aqui uma experiência feliz, regressarão e serão potenciais peregrinos, no futuro”, assinalou o reitor da instituição, o padre Carlos Cabecinhas, esta quinta-feira, aos jornalistas, no 44.º Encontro de Hoteleiros e responsáveis de Casas Religiosas, divulgou o santuário mariano.
O retiro para jovens dos 18 aos 30 anos, entre hoje e domingo, é orientado pelo padre Samuel Beirão, da Companhia de Jesus (Jesuitas), e pela irmã Joana Barbado, da Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, informa o Santuário de Fátima.
O padre Samuel Beirão entrou na Companhia de Jesus em 2007 e foi ordenado sacerdote em 2018; é o coordenador do MAGIS 2023, evento mundial da Juventude Inaciana, que vai anteceder a JMJ Lisboa 2023, e foi coordenador da pastoral do Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, e da pastoral intercolegial dos Jesuítas, em Portugal.
A irmã Joana Barbado que se dedica ao acompanhamento espiritual, individual e de grupos, e dá exercícios espirituais, estudou cardiopneumologia, em Coimbra, e, em 2010, entrou para a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.
LFS