Papa recebeu Associação «Desporto no Vaticano», sublinhando que «formar grupo e colaborar» pode ser um exemplo para o trabalho na Santa Sé
Cidade do Vaticano, 09 fev 2023 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje a Associação ‘Desporto no Vaticano’, destacando a importância da prática desportiva e da “competição saudável” para o “amadurecimento do espírito”.
“Durante os vários campeonatos, como quando viajam para eventos de solidariedade, vocês são chamados a testemunhar o seu vínculo com a Santa Sé”, disse Francisco na audiência que decorreu na Sala do Consistório, informa o portal ‘Vatican News’.
A intervenção citou duas passagens bíblicas, de cartas de São Paulo aos Coríntios e aos Filipenses, que traçam três regras fundamentais para o atleta – treino, disciplina e motivação – em ligação com a vida espiritual.
Francisco destacou três palavras “esforço, suor e sacrifício” que estão na base da paixão pelo desporto, uma paixão gratuita, “amadora”, que expressa o amor por determinada atividade.
“Numa corrida, o que dá o empurrão, que leva a um bom resultado, é a motivação, ou seja, uma força interior. A avaliação não é feita no resultado numérico, mas no quanto fomos fiéis e coerente no nosso chamamento, há uma ali coerência”, desenvolveu.
A intervenção elogiou a Associação ‘Desporto no Vaticano’, realçando que a sua maneira de “formar grupo e colaborar” pode ser um exemplo para o trabalho na Santa Sé, “nos Dicastérios e entre os Dicastérios da Cúria, assim como nas direções do Estado Vaticano”.
“O desporto é uma metáfora da vida”, sublinhou, na audiência onde recordou o 50.º aniversário de criação do campeonato de futebol do Vaticano, organizado pela primeira vez em 1972.
“Desde aquelas primeiras experiências, e ainda antes daquele remoto 1521 em que se disputou a primeira partida de futebol florentina, no Pátio do Belvedere, na presença de Leão X, chegamos à atual Associação, que inclui outras disciplinas desportivas”, desenvolveu, divulga o portal ‘Vatican News’.
A 1 de junho de 2018, o Vaticano publicou um documento sobre o desporto, numa reflexão que alerta para questões como a corrupção, doping, apostas e a falta de respeito pelos limites físicos dos atletas.
Ao longo de cinco capítulos ‘Dar o melhor de si – documento sobre a perspetiva cristã do desporto e da pessoa humana’, do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), aborda a evolução do desporto na história, a relação da Igreja Católica com esta realidade ou uma análise “antropológica” do fenómeno.
CB/OC