Numa entrevista ao Jornal espanhol ABC a publicar este domingo
Cidade do Vaticano, 17 dez 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco concedeu uma entrevista ao jornal espanhol ABC, a publicar este domingo, onde lamenta a utilização de palavras suas “fora do contexto” e as utilizarem para proveito próprio.
“O Papa disse isto… Sim, mas eu disse isso num determinado contexto, mas se você retira do contexto, significa outra coisa”, disse o Papa Francisco na entrevista.
“Há seis ou sete anos, um candidato argentino veio à Missa. Eles tiraram uma foto fora da sacristia e eu lhe disse: ‘Por favor, não a use politicamente’. ‘O senhor pode ficar tranquilo’, respondeu ele. Uma semana mais tarde, Buenos Aires foi inundada com aquela foto, adulterada para fazer parecer que se tratava de uma audiência pessoal. Sim, às vezes eles me usam. Mas nós usamos Deus muito mais, então eu fico quieto e vou em frente”, lê-se no site Vatican News em relação a uma resposta do Papa Francisco.
Na entrevista ao diretor do ABC, Julián Quirós, e ao correspondente no Vaticano do jornal espanhol, Javier Martínez-Brocal, o Papa Francisco realçou que o governo faz-se “com a cabeça e não com o joelho” e que a decisão de “não fazer a operação ao joelho foi a mais acertada”
Não poder sair e andar na rua é uma das maiores dificuldades desde que é Papa.
“Em Buenos Aires eu era muito livre. Eu usava os transportes públicos, eu gostava de ver como as pessoas se moviam”, disse.
Para este Natal, o Papa Francisco pedia como presente a paz no mundo.
“Quantas guerras há no mundo! A da Ucrânia toca-nos mais de perto, mas pensemos também em Mianmar, Iémen, Síria, onde se combate há treze anos…”, lê-se
LFS