Diocese tem seis seminaristas a estudar no Seminário interdiocesano de São José
Viseu, 02 nov 2022 (Ecclesia) – O bispo de Viseu lembrou que a diocese tem seis seminaristas a frequentar o Seminário Interdiocesano de São José em Braga, a estudar Teologia, e pediu aos diocesanos para “rezarem pelo aumento das vocações sacerdotais”.
“Estamos a celebrar a Semana de Oração pelos Seminários: rezemos pelos nossos seminaristas e seus formadores e peçamos ao Senhor o aumento das vocações sacerdotais na Igreja. A diocese de Viseu tem seis jovens seminaristas no Seminário Interdiocesano de São José em Braga, onde frequentam a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa”, afirmou D. António Luciano, na homilia da celebração na solenidade de Todos os Santos, enviada à Agência ECCLESIA.
A Igreja católica assinala até domingo a semana de Oração dos Seminário, este ano com o tema, ‘Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo’, em que convida os cristãos a aproximarem-se das instituições e a conhecerem os seminaristas que ali residem.
O Seminário Interdiocesano de São José junta, em Braga, os seminaristas das dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu, para a formação dos futuros padres.
O bispo de Viseu convidou ainda os diocesanos a olhar para a santidade como um convite dirigido a todos: “A santidade não é um privilégio de alguns, é um dom para todos, sem exceção de ninguém”.
“O que é a santidade? É um projeto para viver um caminho de fidelidade à vontade de Deus. O que significa viver na graça de Deus? Identificar-se com Cristo e viver uma vida em simplicidade e humildade em cada momento da nossa vida”, indicou.
D. António Luciano identificou “muitas estradas que conduzem à santidade” e indicou a importância de fazer “o caminho com confiança e esperança”.
LS