Missa de receção ao caloiro reuniu jovens universitários
Viseu, 26 out 2022 (Ecclesia) – Os jovens universitários reuniram-se na Sé de Viseu, para a missa de receção ao caloiro, na passada segunda-feira, sob o mote “Uma família que te acolhe!”.
““Uma família que te acolhe!” foi o mote utilizado pela Pastoral do Ensino Superior neste início de ano letivo, enfatizando o facto de estar de braços abertos para acolher, acompanhar, trabalhar e caminhar com todos os estudantes da Academia de Viseu”, conforme comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A missa de receção ao Caloiro foi promovida pela Pastoral do Ensino Superior da Diocese de Viseu, em colaboração com a Federação Académica, Associações de Estudantes e Conselhos e Comissões de Praxe.
O bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à Eucaristia e sublinhou na homilia que todos são chamados “a ser o sal da terra, a luz do mundo e o fermento que leveda a massa”, sendo que cada elemento da Academia é fundamental na missão de acompanhar, cuidar e “humanizar e dignificar” o outro, levando-o a seguir Jesus.
Além dos agradecimentos, o Frei José Carlos Matias, responsável pela Pastoral do Ensino Superior, deixou ainda o convite para outras atividades propostas ao longo do ano tais como a “Oração de Taizé, Grupos de Jesus, Grupo Alfa Universitário, Grupo de Preparação para o Crisma e Missão País”.
A Jornada da Mundial da Juventude, a acontecer em Lisboa no mês de agosto de 2023, também foi evocada e explicada pelo coordenador da Pastoral Juvenil da Diocese, Fernando Chapeiro.
Antes da celebração a “Tunadão 1998” juntou toda a comunidade académica no adro da Sé.
SN