Portugal: Igreja Católica celebra Semana de Oração pelos Seminários

«Igreja deposita uma grande confiança nos mais jovens» – D. António Augusto Azevedo

Vila Real, 25 out 2022 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) afirma que a Igreja “deposita uma grande confiança nos mais jovens”, e apela ao “testemunho alegre da fé”, na mensagem para a Semana dos Seminários 2022.

“A Igreja deposita uma grande confiança nos mais jovens e o apelo a que sejam capazes de dar um testemunho alegre da fé assenta no reconhecimento das suas capacidades, energia, audácia e criatividade. A todos e cada um, Jesus Cristo, o grande amigo, chama a uma vocação e a alguns concede o dom do chamamento ao ministério ordenado”, escreveu D. António Augusto Azevedo, no texto enviado à Agência ECCLESIA.

O presidente da CEVM, da Conferência Episcopal Portuguesa, assinala que “o fundamental” é que nenhum jovem “deixe de se interrogar” sobre a possibilidade desse caminho ou exclua essa hipótese, a questão vocacional “assume, muitas vezes, a forma de inquietação interior”, que permanece até se resolver numa opção que pode ser a de entrar num Seminário.

‘Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo’ (2Tim 1,8) é o tema da Semana dos Seminários 2022, que se vai realizar de 30 de outubro a 6 de novembro.

Com esta semana especial no calendário católico, o responsável católico explica que a Igreja pretende “apelar aos mais jovens” para que sejam “testemunhas alegres e corajosas de Jesus Cristo e do seu Evangelho”, citando o Papa Francisco na Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Cristo Vive.

A Conferência Episcopal Portuguesa pede aos cristãos que, na sua oração pessoal, familiar ou comunitária, “rezem de forma mais intensa pelos seus Seminários”.

D. António Augusto Azevedo, bispo da Diocese de Vila Real, explica que a oração “não só exprime e reforça a comunhão” com os Seminários como “é uma forma insubstituível de ajuda espiritual”, referindo que estas casas de formação, em geral, também “carecem de maior apoio material”.

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios realça também que a Semana dos Seminários “é momento oportuno” para que as Dioceses e Congregações Religiosas, “o conjunto da Igreja e a sociedade” tenham consciência da realidade atual destas casas.

“Em ambientes eclesiais e no espaço público é notória a falta de conhecimento e reconhecimento acerca da vida dos Seminários. Tantas vezes prevalecem as memórias do passado, os preconceitos, ideias feitas e suposições em detrimento do conhecimento real das pessoas, dos percursos formativos e das situações concretas”.

No seu sítio online, a CEVM publicou subsídios para a Semana dos Seminários 2022, como a mensagem de D. António Augusto Azevedo, o cartaz e o postal-oração, uma vigília de oração, catequeses, propostas para a Liturgia e de reflexão, e conteúdos multimédia.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios informa ainda que este ano tiveram a colaboração dos formadores da Diocese de Viana do Castelo para a elaboração destes subsídios.

CB/OC

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR