Fátima, 29 ago 2022 (Ecclesia) – A Comissão Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), promove o Simpósio do Clero, com o tema «A Identidade relacional e ministério sinodal do presbítero», entre hoje e 1 de setembro, no Salão do Bom Pastor do Santuário de Fátima.
O simpósio começa com a intervenção de D. José Ornelas, presidente da CEP, e a saudação de D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), a partir das 15h30, no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral Paulo VI.
Numa nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA, a organização informa que depois é lida a mensagem do prefeito da Congregação para o Clero (Santa Sé), sobre «O sacerdócio no pós-concílio: luzes e sombras», D. Lazzaro You Heung-sik não consegue participar nos trabalhos do 10º Simpósio do Clero.
Ainda neste primeiro dia, monsenhor Piero Coda, secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, aborda o tema «Fundamento cristológico-trinitário do sacerdócio na Igreja sinodal: a perspetiva do Concílio Vaticano II».
Esta terça-feira, a partir das 10h00, Stefano Guarinelli fala sobre «Identidade sacerdotal: a dimensão relacional com Deus» e «Identidade relacional: a dimensão interpessoal» e Margarida Cordo reflete sobre «Para uma vivência saudável do ministério sacerdotal».
Na parte da tarde do segundo dia, terça-feira, Alice Cardoso e o casal Luís e Lena Pais participarão numa mesa redonda sobre “A vida do padre vista pelas famílias e pelos jovens”.
A irmã Nathalie Becquart, subsecretária Geral do Sínodo dos Bispos, centra a sua reflexão no «ministério sinodal do padre» e na “relação do ministério sacerdotal com outros estados de vida”, no dia 31 de agosto.
Na quarta-feira, os participantes do Simpósio do Clero 2022 também vão conhecer o curso ‘Alpha’, numa apresentação do padre Jorge Santos, da Diocese de Coimbra, às 15h30, seguindo-se a mesa redonda “Vivência da Sinodalidade no Arciprestado, na Unidade Pastoral e na Paróquia”, com o cónego Paulo Franco, de Lisboa, o padre José Manuel Bento, de Bragança-Miranda, e o padre Amaro Gonçalo, da Diocese do Porto.
«Sacerdote, profecia de Deus ou dom profético ao serviço da humanidade» é o tema da conferência do padre Tony Neves, assistente geral dos Missionários Espiritanos, a partir das 10h00 do último dia de encontro, 1 de setembro.
Depois, D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, encerra o 10º Simpósio do Clero, antes da Eucaristia, às 12h00, na Capela da Morte de Jesus.
LFS/CB