Encontro de dois dias debate reforma promovida por Francisco, na Cúria Romana
Cidade do Vaticano, 28 ago 2022 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou a presença de 197 cardeais e patriarcas na reunião convocada pelo Papa Francisco, entre segunda e terça-feira, para debater a constituição ‘Praedicate Evangelium’, publicada a 19 de março deste ano.
O Colégio Cardinalício conta, desde sábado – dia do oitavo consistório do atual pontificado, para a criação de 20 cardeais – com 226 elementos, 132 dos quais eleitores num eventual Conclave.
Francisco convocou, a 29 de maio, uma reunião de todos os cardeais, para “refletir” sobre a nova constituição para a Cúria Romana, os serviços centrais de governo da Igreja Católica, um projeto central do atual pontificado.
A constituição apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho) propõe uma Cúria mais atenta à vida da Igreja Católica no mundo e à sociedade, rejeitando uma atenção exclusiva à gestão interna dos assuntos do Vaticano.
A agenda dos dias 29 e 30 de agosto inclui sessões de trabalho, de manhã e de tarde, concluindo-se com a celebração da Missa na Basílica de São Pedro, às 17h30 (menos uma em Lisboa) de terça-feira.
O encontro prevê ainda grupos de trabalho, em várias línguas, e momentos de debate.
OC