Igreja/Sociedade: Santa Sé pede medidas adequadas para «proteger» as crianças do tráfico humano

Delegação «garantir que as crianças vítimas possam viver e recuperar em paz» no seu ambiente familiar

Cidade do Vaticano, 19 jul 2022 (Ecclesia) – A Missão Permanente da Santa Sé defendeu que se deve garantir que as crianças vítimas de tráfico podem “viver e recuperar em paz no seu ambiente familiar”, na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

“As convenções internacionais, diretrizes regionais, regulamentos e numerosas leis nacionais ressaltam a necessidade de proteger os menores e salvaguardar ‘o maior interesse da criança’. Infelizmente, ainda não é suficiente para proteger as crianças de se tornarem vítimas de tráfico”, disse o representante da Santa Sé, esta segunda-feira, na sede da OSCE, em Viena.

A delegação da Santa Sé participou no terceiro encontro suplementar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa sobre o tema da proteção das vítimas do tráfico de pessoas.

“É fundamental que as normativas internacionais e nacionais, incluindo a legislação contra o tráfico, sejam continuamente atualizadas para garantir que a proteção das crianças contra o abuso sexual e trabalhista seja permanente, abrangente e eficaz”, desenvolveu.

Neste sentido, salientou que os mecanismos de proteção “devem considerar as diferentes circunstâncias” que o tráfico se difunde, “desde a proteção dos menores no mundo digital até a proteção das consequências da guerra, e ao longo das rotas migratórias”.

A Missão Permanente na OSCE assinalou que a proteção das crianças “requer, antes de tudo, o fortalecimento da família”, e referiu que as políticas e programas devem fornecer às famílias as ferramentas essenciais e necessárias para proteger e nutrir seus filhos, nomeadamente na saúde, habitação digna e educação.

“São necessários fazer todos os esforços para que as crianças vítimas possam viver e se recuperar em paz em seu ambiente familiar”, afirmou a delegação da Santa Sé, divulgou hoje o portal ‘Vatican News’.

CB/PR

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR