Francisco diz que quebra da natalidade é uma «nova pobreza»
Cidade do Vaticano, 12 mai 2022 (Ecclesia) – O Papa pediu mais apoios para famílias que desejam ter filhos, numa mensagem divulgada hoje pelo Vaticano, falando da quebra de natalidade como uma “nova pobreza”.
“Esta é uma nova pobreza que me assusta. É a pobreza gerativa de quem desconta no seu coração o desejo de felicidade, de quem se resigna em diluir as maiores aspirações, de quem se contenta com pouco e deixa de sonhar alto”, assinala, numa intervenção apresentada aos participantes num evento organizado em Roma pela Fundação para a Natalidade e promovido pelo Fórum das Famílias.
“Sim, uma pobreza trágica, porque atinge os seres humanos em sua maior riqueza: colocar no mundo vidas para cuidar, transmitir aos outros com amor a existência recebida”, acrescenta Francisco.
O Papa considera que o baixo índice de natalidade representa uma “emergência social”, que compromete o futuro de todos.
A mensagem alerta ainda para “substitutos medíocres” da família, como os negócios, o carro, as viagens ou a “obsessão” pelo tempo livre.
“A esperança não pode e não deve morrer esperança”, conclui Francisco, assumindo o desejo de que se possa inverter o “frio inverno demográfico”.
OC