Açores: Núncio apostólico em Portugal inaugura exposição no Museu de Arte Sacra da Horta
Angra do Heroísmo, Açores, 31 mar 2022 (Ecclesia) – O Museu de Arte Sacra da Horta (Diocese de Angra) vai inaugurar “a primeira exposição de Custódias” do Faial, com a presença do núncio apostólico (embaixador da Santa Sé), no dia 12 de abril, às 20h30 locais.
“A exposição ‘As Custódias da Ilha do Faial’ pretende transmitir a forma como os faialenses têm expressado a sua devoção ao Santíssimo Sacramento ao longo dos séculos”, disse o diretor do museu, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’.
O padre Marco Luciano Carvalho destaca que estas custódias são um “testemunho material da grande fé e culto ao Santíssimo Sacramento” nas paróquias da Ilha do Faial e na diocese.
A exposição conta com 16 custódias que pertencem às 13 paróquias da ilha do Faial, uma é da Ordem Terceira de São Francisco, uma da Ordem Terceira do Carmo e uma da Diocese de Angra.
São peças dos séculos XVI a XIX, dez custódias estão musealizadas, e destas cinco pertencem ao Museu de Arte Sacra da Horta, as restantes ainda estão nas paróquias e ao culto.
O diretor do museu explica que as peças falam da “Igreja como fiel depositária de um vastíssimo património de arte sacra” que urge preservar”.
“O património sacro é gerado num contexto litúrgico ou salvífico. Juntamente a uma dimensão artística, histórica e cultural que importa realçar, pois para além das tradicionais funções museológicas de investigação, incorporação, inventariação e conservação, este é um espaço de divulgação do rico património sacro material e imaterial da realidade arquipelágica a que pertencemos”, desenvolveu o padre Marco Luciano Carvalho.
A exposição vai ser inaugurada pelo núncio apostólico em Portugal (embaixador da Santa Sé), no dia 12 de abril, e tem a atuação do Coro Stella Maris; Pode ser visitada até 10 de junho, na sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra da Horta.
D. Ivo Scapolo, representante diplomático do Papa, vai visitar os Açores de 10 a 17 de abril, presidindo às várias celebrações da Semana Santa, e no primeiro dia vai encontrar-se com os jovens de São Miguel, em Ponta Delgada.
CB