Vaticano: «Quem governa ainda não aprendeu a lição das tragédias do século XX», alerta o Papa

Francisco referiu-se ao conflito na Ucrânia, criticando «critérios obsoletos» que regem ordem internacional

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 14 mar 2022 (Ecclesia) – O Papa renovou hoje as suas críticas á guerra na Ucrânia e noutras partes do mundo, alertando para as “tragédias do século XX”, com duas guerras mundiais.

“Várias guerras regionais e, especialmente, a guerra que acontece na Ucrânia, mostram que quem governa os destinos dos povos ainda não aprendeu a lição das tragédias do século XX”, lamentou Francisco, numa intervenção divulgada pelo Vaticano.

O Papa falava aos membros da associação italiana ‘Alma para o social nos valores da empresa’, fundada há 20 anos, com finalidades de promoção ética e social.

“Hoje, mantendo a meta centrada no bem comum, é necessário que a política e a economia, em constante diálogo entre si, se coloquem decididamente a serviço da vida, da vida humana e da vida da criação, da nossa casa comum, não ao serviço da não-vida ou da morte, como infelizmente acontece”, advertiu o pontífice.

Francisco evocou os impactos da crise financeira de 2007-2008, após a qual se vislumbrou uma “reação positiva”.

“Parece-me, contudo, que basicamente o mundo continuou e continua a ser governado por critérios obsoletos”, apontou.

Ainda esta manhã, o Papa recebeu em audiência o primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, que se encontrou ainda com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, acompanhado por D. Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.

Segundo a Santa Sé, os encontros “abordaram aprofundadamente a guerra na Ucrânia e o seu impacto a nível regional e internacional”, com “particular atenção à situação humanitária e ao acolhimento dos refugiados de guerra”.

Na última noite, o cardeal Parolin reiterou a disponibilidade da Santa Sé de se assumir como mediadora, para pôr fim à guerra na Ucrânia.

OC

Ucrânia: «Em nome de Deus, peço-vos: parai este massacre» – Francisco

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR