Viseu, 12 mar 2022 (Ecclesia) – O cónego Orlando Soares de Paiva faleceu esta sexta-feira, aos 83 anos de idade, no Centro Sociopastoral de Viseu, onde residia desde janeiro, informou a diocese local.
“Confortado com a graça dos sacramentos, partiu em paz”, indica a nota, enviada à Agência ECCLESIA.
- António Luciano, bispo de Viseu, apresenta os seus “sentidos pêsames” à família do sacerdote.
“Que o Senhor o recompense pelo bem que realizou em tão vastos campos de missão na Igreja diocesana, especialmente na formação dos futuros sacerdotes e também na pastoral familiar”, escreve.
Após a Eucaristia celebrada hoje na Sé de Viseu, pelas 10h00, o cortejo fúnebre segue para a igreja paroquial de Sul, terra natal do cónego Orlando Soares de Paiva, onde será celebrada Missa às 15h00, indo depois a sepultar.
Nascido a 14 de outubro de 1938, foi ordenado sacerdote a 23 de dezembro de 1962, na capela do Seminário Maior de Viseu.
O ministério do falecido sacerdote passou por São Pedro do Sul, Abrunhosa-a-Velha e de Póvoa de Cervães, o Seminário Maior de Viseu, as paróquias de Ribafeita, Caparrosa e do Sagrado Coração de Jesus, em Viseu.
Foi ainda professor de EMRC, assistente diocesano do CPM, presidente da Direção da “Fraternidade Sacerdotal”, presidente do Secretariado Diocesano da Família, assistente espiritual do “Movimento por um Lar Cristão” e representante da diocese no Centro Regional de Viseu da Universidade Católica, entre outros cargos.
OC