D. António Juliasse, de 53 anos, era até agora administrador apostólico da diocese e auxiliar de Maputo
Cidade do Vaticano, 08 mar 2022 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje como novo bispo de Pemba, em Moçambique, D. António Juliasse Ferreira Sandramo, de 53 anos, até agora administrador apostólico da diocese e auxiliar de Maputo.
A informação foi publicada pela sala de imprensa da Santa Sé, em comunicado.
O responsável católico nasceu a 20 de março de 1968 e é bispo desde dezembro de 2018; em 2021, assumiu a missão de administrador apostólico da Diocese de Pemba, depois de o Papa Francisco ter transferido o bispo D. Luiz Fernando Lisboa para a diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim.
No início de 2022, os líderes religiosos da Província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, emitiram uma declaração conjunta para denunciar a crise pela violência terrorista na região, particularmente em Pemba.
“A província encontra-se numa crise humanitária profunda, causada pela violência terrorista, em uma regressão dos indicadores de desenvolvimento integral também agravada pelas consequências das medidas restritivas de prevenção contra a pandemia da Covid-19”, refere o texto.
Cabo Delgado é palco, há mais de quatro anos, de ataques de rebeldes armados, alguns dos quais associados ao autointitulado ‘Estado Islâmico’.
O conflito já provocou mais de 3100 mortes e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades locais e organizações internacionais.
As comunidades religiosas mostram-se disponíveis para “colaborar com o governo, as instituições e organizações do bem dedicadas a causa do estabelecimento da Paz na Província de Cabo Delgado”.
Os signatários, entre eles D. António Juliasse, apelam a uma visão positiva da religião, demarcando-se da violência e dos preconceitos, defendendo que a sociedade dialogue “de forma franca, aberta, honesta e inclusiva”.
OC