Quaresma: Cáritas da Ucrânia irão receber renúncia quaresmal de Évora

D. Francisco Senra Coelho afirmou que Quaresma «não é proposta obsoleta» e sublinhou que Igreja é chamada a «contínua conversão»

Lisboa, 02 mar 2022 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora vai destinar a renúncia quaresmal à Cáritas da Igrejas latina e greco-católica da Ucrânia, percebendo que apesar das “grandes necessidades” que o território vive, a realidade do povo ucraniano “golpeia os corações”.

“Por isso, repartiremos com eles aquilo que o Senhor na Sua infinita bondade nos oferece e pela nossa partilha com o povo ucraniano, ainda que pequena como um grão de mostarda, multiplicar-se-á para eles cem por um em utilidade, e para nós em Luz e Alegria. Assim, destinamos a nossa Renúncia Quaresmal deste ano às Caritas das Igrejas Latina e Grega Católicas da Ucrânia”, afirmou D. Francisco Senra Coelho, na mensagem quaresmal, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O Arcebispo de Évora apontou as “grandes necessidades” que a atual conjuntura faz sentir “em muitas populações alentejanas e ribatejanas”, mas reconhece que o que o povo ucraniano atravessa “golpeia os corações” e convida a “olhar mais para eles”.

D. Francico Senra Coelho refutou a ideia de a Quaresma ser uma “proposta obsoleta, caduca, e arqueológica de práticas espirituais e ascéticas de outras e para outras épocas” e indicou a Igreja como uma “comunidade pascal” chamada a uma vida “de contínua conversão”.

O responsável destacou que a penitência não pode ser apenas “interior e individual”, mas deve assumir-se também “comunitária, externa e social” olhando para as “consequências sociais do pecado, a consciência da Igreja como pecadora e necessitada de purificação, a oração solidária por todos e com todos os pecadores, a partilha solidária com os mais necessitados”.

LS

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR