Dia Mundial do Doente: «Todos nós podemos ser cuidadores» – reitor do Santuário de Fátima

Padre Carlos Cabecinhas incentivou a assumir a «responsabilidade de ser presença» da misericórdia com quem sofre

Foto: Fatima.pt

Fátima, 11 fev 2022 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima presidiu hoje à Missa que assinalou o Dia Mundial do Doente, afirmando que “todos” podem “ser cuidadores”.

“Todos nós podemos ser cuidadores, e o Papa relembra isso mesmo; Nossa Senhora foi intercessora dos doentes desde a primeira hora”, explicou o padre Carlos Cabecinhas, na celebração na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O Santuário associou-se às celebrações do 30.º Dia Mundial do Doente, que a Igreja Católica celebra esta sexta-feira, com o tema ‘«Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso» (Lc 6, 36). Estar ao lado de quem sofre num caminho de amor’, escolhido pelo Papa Francisco.

Segundo o padre Carlos Cabecinhas, o desafio “é fazer a experiência concreta desta misericórdia de Deus” na vida de cada um, e ser testemunha da “misericórdia junto daqueles que sofrem, assumindo a responsabilidade de ser presença desta misericórdia sobretudo junto dos que sofrem”.

No contexto do Dia Mundial do Doente, o Santuário de Fátima recorda que tem dinamizado iniciativas “dedicadas aos mais frágeis”, como retiros de doentes, férias para pais com filhos portadores de deficiência, a Peregrinação Nacional das Pessoas com Doenças Raras, a bênção dos doentes.

Esta jornada foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa São João Paulo II, na memória liturgia de Nossa Senhora de Lourdes.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR