Donativos destinam-se a projetos da congregação na África, Ásia e América
Lisboa, 29 dez 2021 (Ecclesia) – A Fundação Bento Menni, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, lança a campanha solidária “Cooperar é Abraçar”, para apoiar projetos da congregação em África, Ásia e América.
“O trabalho realizado nestes países revela-se fundamental de forma a garantir o direito à saúde mental a milhares de pessoas que vivem em situação de marginalização e exclusão social na América Latina, África e Ásia”, explica a irmã Paula Carneiro em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.
A religiosa refere que a missão “encarna e exprime o carisma da Hospitalidade no acolhimento, assistência e atenção especializada e preferencial às pessoas com doença mental, deficiência intelectual e física e outras doenças” e que esta campanha quer apoiar o serviço da congregação em “vários países em desenvolvimento”.
“São implementados nestes países serviços sobretudo na área da saúde mental e psiquiatria, junto de crianças e jovens, mas também adultos e idosos com doença mental, deficiência intelectual ou outros problemas de saúde, como é exemplo a epilepsia. Estes serviços incluem a realização de consultas externas de psicologia e psiquiatria, visitas de apoio domiciliário, apoio a pessoas em condição de sem-abrigo e programas de reabilitação psicossocial, entre outros”, conta a consagrada.
A Congregação das Irmãs Hospitaleiras está presente em 25 países, de 4 continentes (África, América, Europa, Ásia). A sua presença mais recente é em Timor, em Maliana.
A Fundação Bento Menni, através das necessidades identificadas no terreno, procura apoiar a atuação das Irmãs Hospitaleiras neste âmbito, procurando os fundos necessários para a implementação dos serviços desenvolvidos, através da elaboração de candidaturas a financiamento nacional e internacional e através da realização de campanhas solidárias
Os donativos podem ser realizados com a indicação do tema da campanha “Cooperar é abraçar”, na conta da Fundação Bento Menni.
SN