Medida exclui celebrações litúrgicas e entra em vigor a partir de 1 de outubro
Cidade do Vaticano, 20 set 2021 (Ecclesia) – O Vaticano vai exigir a partir de 1 de outubro o Certificado Digital Covid ou teste negativo para a entrada no Estado, com exceção das celebrações litúrgicas, visando “garantir a saúde e o bem-estar da comunidade de trabalho”.
O decreto sobre esta matéria foi publicado hoje pela Comissão Pontifícia do Estado da Cidade do Vaticano, presidida pelo cardeal Giuseppe Bertello.
As disposições aplicam-se aos “cidadãos, aos residentes do Estado, aos funcionários em serviço, por qualquer motivo, no Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e nos diversos Órgãos da Cúria Romana e das instituições a ela vinculadas, a todos os visitantes e utilizadores dos serviços”.
A norma abre uma exceção para quem participe nas celebrações litúrgicas, “pelo tempo estritamente necessário à realização do rito,” sem prejuízo das normas sanitárias em vigor quanto ao distanciamento ou o uso de máscara.
A medida é “adotada para a proteção da segurança e da saúde do trabalhador ou dos que lhe forem confiados ou dependentes, em razão das tarefas desempenhadas”.
OC