Bispo de Aveiro preside às celebrações do 13 de setembro, na Cova da Iria
Fátima, 12 set 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro presidiu hoje à celebração noturna da peregrinação internacional do 13 de setembro, no Santuário de Fátima, convidando os participantes a “caminhar juntos”, ao encontro dos outros
“Peregrinar, caminhar juntos, leva-nos a sair de nós próprios e a abrirmo-nos aos outros, escutando-os e partilhando a própria existência, com o espírito missionário e sinodal que se espera hoje da Igreja”, disse D. António Moiteiro, na Cova da Iria.
A intervenção, divulgada pelo Santuário de Fátima, lembrou a próxima realização do Sínodo dos Bispos e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023.
“Confiando-nos ao cuidado materno de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que esta Peregrinação seja ocasião para o louvor, estímulo para, corajosa e alegremente, nos abrirmos à vontade de Deus e para a realização da nossa mudança de vida”, desejou.
O bispo de Aveiro apresentou a figura de Maria como “a imagem e o modelo da Igreja discípula missionária, Igreja em saída”.
A Celebração da Palavra, que se seguiu à recitação do Rosário e à Procissão das Velas, marcou o início desta peregrinação de setembro, que mantém as regras de segurança e acolhimento em vigor no Santuário de Fátima, por causa da pandemia de Covid-19.
As celebrações são transmitidas em direto pelos meios de comunicação social e digital do Santuário de Fátima, em www.fatima.pt.
Esta segunda-feira, o programa começa à 09h00 com a recitação do terço internacional; segue-se a Missa, às 10h00, e a Procissão do Adeus.
Na Cova da Iria estão quatro grupos de peregrinos estrangeiros: dois de Espanha, um oriundo de Malta e um da Polónia.
OC