Equipamento preserva espólio de obras de arte e bens culturais
Ílhavo, 09 ago 2021 (Ecclesia) – O Centro de Religiosidade Marítima, que integrou as Comemorações do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, abriu as suas portas ao público, este domingo, numa cerimónia com a presença do bispo de Aveiro.
“Este novo equipamento museológico destina-se à preservação e exposição ao público de um belíssimo e valioso espólio de obras de arte e bens culturais de natureza religiosa cedidas pela Fábrica da Igreja Paroquial de S. Salvador de Ílhavo”, assinala o município local, em comunicado.
Segundo a autarquia, este é “o culminar da reabilitação do antigo Quartel do Bombeiros Voluntários de Ílhavo” e representa um investimento de 1,42 milhões de euros, com Financiamento Centro2020 (Portugal2020) em 85%.
“Trata-se de uma intervenção de revalorização da presença urbana da Igreja Matriz de Ílhavo através da libertação de espaço para a fruição pública e criação de um equipamento-âncora para animação e regeneração do centro urbano uma vez que irá integrar o circuito museológico do Município de Ílhavo”, acrescenta a nota.
O Centro de Religiosidade Marítima poderá ser visitado gratuitamente até ao final de 2021.
O