Solidariedade: Congresso nacional do mutualismo tem como tema «Da herança ao futuro»

Porto, 09 jul 2021 (Ecclesia) – A União das Mutualidades Portuguesas promove hoje um congresso nacional, onde vão refletir sobre ‘Da herança ao futuro’ e atribuir o ‘Prémio Cidadania e Solidariedade’ à ministra da Saúde, Marta Temido, no Hotel Solverde, em Vila Nova de Gaia.

“A sua ação, entrega e resiliência com que coordenou a resposta à Covid-19, num contexto tão exigente, complexo e desconhecido como o que vivemos nesta crise pandémica” é um dos fundamentos da homenagem que as mutualidades portuguesas prestam a Marta Temido, levando em conta também “o seu humanismo, genuinidade, humildade e caráter resoluto”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão de abertura do XIII Congresso Nacional do Mutualismo, a partir das 09h30, conta com a intervenção do secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos e os trabalhos da manhã encerram com uma intervenção do secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.

O encontro vai ser dominado pelas reflexões acerca das mudanças que se impõem quanto ao papel das mutualidades e das demais entidades do setor social na prestação de cuidados de saúde aos portugueses, na conferência ‘O futuro da saúde na Economia Social’ em que vão participar o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e os ex-secretários de Estado da Saúde, Manuel Delgado e Rosa Valente de Matos.

O tema ‘Os novos caminhos para a Economia Social’ vai ter como oradores Marco António Costa, ex-secretário de Estado da Segurança Social, o diretor-geral da Segurança Social, Tiago Preguiça, e a professora universitária Maria da Luz Cabral, especialista em assuntos relacionados com a longevidade.

Do programa do congresso destaca-se também o lançamento do livro ‘As Origens do Mutualismo em Portugal’, resultado de uma investigação coordenada por Joana Dias Pereira, professora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa, onde identifica a primeira organização de cariz mutualista em 1176, um século antes da referência mais antiga que era conhecida (1297).

O lançamento da obra ocorrerá durante a tertúlia sobre a ‘História e as Origens do Mutualismo em Portugal’, em que vão participar as investigadoras da Universidade Nova de Lisboa, Joana Dias Pereira e Virgínia Baptista.

A sessão de encerramento do Congresso Nacional do Mutualismo, que tem como tema ‘Da herança ao futuro, está agendada para as 17h30.

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP), constituída em 1984, é uma associação mutualista de grau superior, que representa o movimento mutualista português e congrega Associações Mutualistas nacionais.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top