Vaticano: Papa cria Nunciatura Apostólica na Arménia

Nova embaixada destaca atenção ao conflito na região de Nagorno-Karabakh, diz D. José Bettencourt, representante diplomático da Santa Sé

Lisboa, 04 jun 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai criar uma Nunciatura Apostólica na Arménia, país que até agora partilhava a representação diplomática da Santa Sé com a Geórgia.

Em nota enviada à Agência ECCLESIA, o núncio apostólico para a Arménia e Geórgia, D. José Bettencourt, destaca que esta é uma região “onde alguns dos mais tristes e sanguinários episódios da história humana sucederam, em particular a grande tragedia arménia do século passado”.

“Agora, o renovado antigo conflito na contestada região de Nagorno-Karabakh, torna-se um ulterior momento onde o ‘ódio’ visceral não permite a coabitação entre povos, nem tão pouco permite um ‘diálogo’. É mesmo neste contexto e neste momento que o Papa Francisco tomou a decisão de abrir uma nova nunciatura apostólica em Erevan, capital da Arménia, porque parente Deus ‘O martírio da paciência’ também tem o seu valor espiritual”, assinala o bispo luso-canadiano José Bettencourt.

O representante diplomático da Santa Sé sublinha que a Arménia foi uma das primeiras nações cristãs, “convertendo-se ao Cristianismo em 301”.

O Papa tem repetido apelos para pedir o fim da violência no Nagorno-Karabakh, alertando para a situação que atinge populações da Arménia e Azerbaijão.

O conflito no enclave remonta aos tempos da antiga União Soviética, quando o território do Nagorno-Karabakh, de maioria arménia, se quis separar do Azerbaijão, dando início a uma guerra que provocou milhares de mortos.

Francisco esteve na Arménia, de 24 a 26 de junho de 2016, numa viagem apostólica.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR