Assistente do Departamento Nacional da Pastoral Familiar defende que a vida só faz sentido como “dom ao serviço do próximo”
Lisboa, 08 mai 2021 (Ecclesia) – O Padre Francisco Ruivo, assistente do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, disse à Agência ECCLESIA que a celebração da Semana da Vida, que inicia este domingo, chegue a “variados públicos”.
“Tentámos que a Semana da Vida chegue a variados públicos, mais crente ou descrente, mas que seja interpelação forte, redescobrindo o quanto vale a vida que é superior em relação a qualquer situação mesmo em contextos pandémicos”, afirmou.
O tema desta semana de 2021, “A vida que nos toca – A vida que sempre cuidamos”, pretende “abordar e tocar todas as fases da vida e o próprio ambiente, um desafio e interpelação permanente”.
“A grande preocupação é percebermos como a pessoa de Jesus toca a nossa vida, que é dom que nos é concedido para por ao serviço do próximo, conduz-nos a cuidar do outro e do nosso ambiente, a vida só faz sentido nesta dimensão”, acrescenta o sacerdote.
O padre Francisco Ruivo recorda que o Papa Francisco lançou recentemente o desafio de “celebrar o dia do idoso” e nesse contexto surge a dimensão “que é o tesouro das famílias, os avós”.
Com um programa vasto para cada dia da semana, o responsável revela que a “grande riqueza deste programa foi o contributo das diferentes dioceses” e que pode ser consultado e concretizado nas “semanas consecutivas”.
“Não foi só o departamento mas tentámos envolver o maior número de dioceses e movimentos da Igreja e, neste guião, encontramos o trabalho de muita gente que quer tocar um público alargado, esse é um desafio permanente da Igreja”, aponta.
A Semana da Vida 2021 convida a “cuidar” da casa comum, da vida que nasce, a “cuidar e educar os filhos”, a cuidar dos jovens, dos idosos e da família.
O Departamento Nacional da Pastoral Familiar publicou no seu novo sítio um guião com diversas sugestões de oração, propostas culturais e de ação para cada dia, de 09 a 16 de maio, dinamizando ainda webminars, com os departamentos diocesanos, uma conferência com D. António Couto, bispo de Lamego, e partilhando vídeos com testemunhos.
Cada dia da Semana da Vida 2021 vai começar com um vídeo de introdução ao tema específico do dia, por D. José Tolentino Mendonça, cardeal e poeta português.
A semana começa com uma celebração mariana, aberta à participação das famílias, pelas 15h00, do próximo domingo, na capelinha das Aparições no Santuário de Fátima; E vai terminar com uma Eucaristia presidida por D. José Traquina, bispo de Santarém.
HM/SN