Bispo diocesano afirma que identidade do madeirense «não se entende sem estes monumentos culturais, que são de cariz religioso»
Funchal, Madeira 22 abr 2021 (Ecclesia) – O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visitaram esta quarta-feira as obras de conservação e restauro dos tetos mudéjares da Sé diocesana, na companhia de outros membros do executivo.
“Esta é uma obra importante para a Igreja, mas é sobretudo uma obra importante para a Região; A identidade do madeirense não se entende sem estes monumentos culturais, que são de cariz religioso”, disse D. Nuno Brás, citado pelo ‘Jornal da Madeira’.
O presidente do Governo Regional também destacou que “é uma obra importantíssima de requalificação do património edificado” e recordou que a requalificação na Sé do Funchal tem sido desenvolvida em diversas fases e começou pela recuperação da torre sineira, e em 2014, “foi todo o cadeiral e o altar-mor, bem como o retábulo”.
O bispo do Funchal e Miguel Albuquerque visitaram as obras de recuperação dos tetos mudéjares da catedral, orçadas em 1,16 milhões de euros, e o governante explicou que “está concluída o teto da nave norte”, estão a ultimar a nave sul e já começaram a “requalificação de todo o teto da nave central”.
“Estamos muito satisfeitos, porque é uma obra decisiva, muito importante na salvaguarda do nosso património edificado. No caso da Sé, trata-se de um monumento nacional, uma obra ligada à nossa História e da nossa expansão marítima”, desenvolveu, adiantando que foi lançada a empreitada final para a requalificação e iluminação de toda a Sé.
Para além das obras de conservação e restauro na Sé do Funchal, o bispo diocesano também já visitou os trabalhos que decorrem no Convento de Santa Clara.
“A catedral e o convento de Santa Clara fazem parte daquilo que é o património dos madeirenses, edifícios de referência também para qualquer turista que nos visita”, realçou D. Nuno Brás.
O ‘Jornal da Madeira’ informa ainda que no início da visita o bispo do Funchal ofereceu ao presidente do Governo Regional um livro da sua autoria sobre São Tiago Menor.
D. Nuno Brás é o primeiro orador de um ciclo de conferências integradas nas comemorações dos 500 anos do Voto a São Tiago Menor que começa hoje, às 19h30, e vai ser realizada em direto através da rede social Facebook da Diocese do Funchal.
CB/OC
https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/funchal-diocese-apresenta-programa-dos-500-anos-do-voto-a-sao-tiago-menor/?instance_id=4589