«Novas Conversas»: Sofia Cardoso Leite prepara o regresso à enfermagem, na pandemia, após licença de maternidade (c/vídeo)

Profissional viveu nascimento do primeiro filho

Barreiro, 12 fev 2021 (Ecclesia) – Sofia Cardoso Leite é enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São José, em Lisboa, e está a preparar o regresso ao trabalho, depois de um ano em casa por causa do nascimento do primeiro filho.

“Um ano fora da minha unidade é bastante tempo e estou a preparar com alguma expectativa. Gosto muito da minha profissão, gosto muito do serviço onde trabalho e tenho alguma vontade de voltar”, disse à Agência ECCLESIA.

A convidada de hoje nas ‘Novas Conversas’ xplicou que este regresso ao Hospital de São José é um “sentimento dúbio”; por um lado tem “o pequeno” Simão de cinco meses em casa; por outro lado, tem “muita vontade de voltar a trabalhar”.

A entrevistada acompanhou a pandemia com “preocupação”, pelos meios de comunicação social e em conversas com os colegas que “estão na linha da frente”, e, neste período, defendeu a dissertação de mestrado com o tema ‘a comunicação do doente entubado’.

“Eles também dizem, principalmente agora, que estão cansados, que as coisas estão cada vez mais difíceis. Apesar de ter um pouco mais de conhecimento, sobre como esta doença funciona e como podemos tratar das pessoas, não deixa de haver algumas incógnitas”, desenvolveu.

A enfermeira que trabalha numa Unidade de Cuidados Intensivos adianta que tem estado a preparar tudo para que “seja um regresso tranquilo em família” e seguro, porque o nível de exposição à Covid-19 vai aumentar, mesmo já tendo sido vacinada.

“A vacina não veio substituir todos os cuidados que já temos; é mais um meio que nos ajuda a combater. Temos esta oportunidade de ter esta arma, acho que devemos aproveitar”, realça, salientando que se pode “confiar na ciência”.

Sofia Cardoso Leite recorda que estar grávida e ter o filho durante este tempo de pandemia “foi um sentimento agridoce”, teve “mais disponibilidade de tempo para viver todas estas fases”, mas roubou o contacto social com outras pessoas e a possibilidade de partilhar “tanto a gravidez como os primeiros meses do Simão com pessoas próximas”.

“A maior parte da família não conhece pessoalmente o Simão”, salienta.

Cardoso Leite é também presidente da associação ‘Sol Sem Fronteiras’ (SolSef), uma organização não-governamental para o desenvolvimento de inspiração cristã, ligada aos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos), que teve de adaptar-se à realidade atual.

A organização atua nas áreas da cooperação, o voluntariado, a educação para a cidadania, a inclusão, formação e saúde.

“Na área da educação para a cidadania consiste em conseguirmos consciencializar as pessoas nos países ditos desenvolvidos acerca das realidades que se vivem em países em desenvolvimento e conseguirmos mudar prática. Às vezes coisas simples no nosso dia-a-dia que possam fazer a diferença”, exemplifica a presidente da SolSef, na última entrevista do ciclo ‘Novas Conversas’, promovido pela Agência ECCLESIA desde o início de 2021.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top