D. Manuel Linda recordou tradição da devoção mariana da cidade
Porto, 12 out 2020 (Ecclesia) – O bispo do Porto assinalou este domingo a festa de Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da cidade, com uma Missa na Catedral local.
D. Manuel Linda recordou a tradição da devoção mariana da cidade e da diocese no culto a Nossa Senhora de Vandoma, chegado, provavelmente, no século IX.
Segundo o responsável católico, citado pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’, esta devoção trouxe um “dinamismo religioso” que está nas origens das grandes instituições da cidade do Porto.
Para D. Manuel Linda “é preciso voltar às origens” do Porto medieval e renascentista, para que a cidade não se feche ao divino e seja uma cidade acolhedora e alegre.
“Porto cidade da alegria e do coração”, precisou o bispo diocesano, recordando o coração de D. Pedro que se encontra na Igreja da Lapa e o coração de bondade do seu antecessor, D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto entre 2014 e 2017.
D. Manuel Linda referiu, na sua homilia, que na figura da Virgem Maria se visualiza a “alegria de Deus”.
OC
Hoje, às 17 horas, na Sé, celebrarei a Solenidade de Nossa Senhora da Vandoma, Padroeira desta "Cidade da Virgem". Entre nós, deve ser a invocação mais antiga. A sua imagem, que «presidia» à principal porta das muralhas, figura nas armas da cidade, pelo menos, desde 1354. pic.twitter.com/GxXBKhCNVo
— Manuel Linda (@BispodoPorto) October 11, 2020