Foi no dia 3 de Março, que a JOC – Juventude Operária Católica promoveu um espaço alternativo aos jovens. No Angel’s Caffé, decorreu a apresentação das primeiras conclusões da Campanha Nacional “Precariedade e Instabilidade do Trabalho” da diocese do Porto. Após a apresentação, foi projectado o filme espanhol “Às Segundas ao Sol” que retrata a vida de 5 desempregados que foram vítimas da deslocalização do estaleiro naval, onde trabalharam a vida toda. Hoje em dia, o desemprego é uma realidade constante e cada vez mais os jovens são os mais atingidos. Perante este problema, a JOC afirma que “vivemos numa sociedade capitalista e consumista e que isto provoca situações em que o que interessa não é a Pessoa, mas sim o que produz e o lucro que dá”. É preciso entender que “o aumento do desemprego transmite medo às pessoas, provocando uma maior exploração, porque se não quiserem assim, há muito quem queira”. No entanto, a JOC alerta para “que as pessoas estejam organizadas e informadas dos seus direitos e deveres e que lutem para que estes sejam respeitados”, pois só assim podemos transformar estas realidades. A JOC continuará a desafiar especialmente os jovens para uma intervenção mais esclarecida no seu meio.
