Setúbal, 03 jan 2020 (Ecclesia) – O cardeal José Tolentino Mendonça profere hoje uma conferência sobre frei Agostinho da Cruz, às 17h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Setúbal.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que é uma iniciativa da Diocese de Setúbal através da comissão para as comemorações do IV centenário da morte de frei Agostinho da Cruz e dos 480 anos do seu nascimento.
Para além da conferência sobre o frade e poeta arrábido do programa consta um momento musical a cargo do «Mediaevus Ensemble», agrupamento que apresenta alguns poemas do homenageado com melodias compostas pelos seus músicos e pelo compositor António Laertes.
A Diocese de Setúbal está a assinalar o IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz e os 480 anos do seu nascimento, até maio deste ano.
Figura marcante na literatura no nosso país e também na espiritualidade, “nomeadamente franciscana e arrábida”, o poeta nasceu em Ponte da Barca e falecido em Setúbal, junto à igreja da Anunciada, Agostinho Pimenta – o seu primeiro nome – foi noviço no convento de Santa Cruz, na serra de Sintra, passando a habitar a partir de 1605 numa cela na serra da Arrábida, como eremita.
LFS