Portimão, 12 dez 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Portimão, na Diocese do Algarve, inaugura hoje as obras de restauro do retábulo e dos frescos do altar-mor da igreja do Colégio, pelas 21h30.
A informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo jornal ‘Folha do Domingo’, explica que o retábulo da igreja do Colégio da Companhia de Jesus está a receber uma “intervenção profunda” pela primeira vez.
A intervenção no retábulo inclui a “consolidação da estrutura”, a “reconstrução das peças de talha desaparecidas ou danificadas”, a “remoção da sujidade acumulada, como de repintes do século XIX”, o “restauro da pintura e do ouro” e a aplicação de um “novo frontal em talha dourada” para substituir a janela de vidro que foi colocada noutra intervenção.
A Paróquia da matriz de Portimão explicou que a intervenção inclui também uma “limpeza e integração dos frescos do teto e das paredes” e contextualizou que o painel “apenas tinha sido limpo e consolidado” nas obras de recuperação que permitiram a reabertura a igreja, que estava encerrada desde a década de 1970, em junho de 2008.
A igreja do Colégio da Companhia de Jesus, o patrono é São Francisco Xavier, no centro da de Portimão (Alameda Nuno Mergulhão), foi construída pelo fidalgo Diogo Gonçalves, que faleceu em 1664 antes da sua conclusão em 1707.
A Paróquia de Portimão informa que assumiu os custos com o alojamento dos técnicos (comparticipados também pela Misericórdia de Portimão), do envernizamento do soalho da igreja, da renovação do sistema de som e da iluminação, num total de cerca de 10.000 euros.
As obras que começaram a 7 de outubro, por uma equipa de cinco técnicos, têm um custo de 37.073 euros (mais IVA) que “o município assume na quase totalidade, no esforço que com a paróquia da matriz de Portimão tem feito de conservar este património da cidade”, classificado como de “interesse municipal”.
O jornal diocesano adianta que a inauguração das obras de requalificação inclui um concerto elementos do Coral Adágio, mas também da sua nova Academia de Música de Portimão.
CB/OC