Fátima, 14 set 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe a quinta peregrinação da comunidade surda em Portugal, entre hoje e este domingo.
Esta é uma peregrinação nacional promovida pelo Santuário de Fátima, em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário, e conta com a colaboração das Irmãs da Aliança de Santa Maria, informa a instituição.
O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, fala num “momento importante, feliz e significativo”, de convívio, encontro e oração, num vídeo divulgado através do Facebook.
O programa desta peregrinação começa hoje, pelas 14h30, com a concentração, junto à Cruz Alta. Segue-se uma visita acompanhada a Aljustrel e Valinhos; pelas 21h00, tem início a peça de teatro «A Linguagem do Coração» no Centro Pastoral de Paulo VI, com entrada aberta para o público em geral.
Esta obra, com encenação é de Sofia Portugal é baseada na autobiografia de Emmanuelle Laborit, atriz, surda de nascença, agraciada com o Prémio Molière da revelação teatral e diretora do Teatro Visual Internacional em França.
No domingo, o programa tem início com uma catequese, na Capela da Ressurreição de Jesus, marcada para as 09h30, seguindo-se a celebração penitencial.
A Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, será às 15h00; o programa termina com uma Visita acompanhada à exposição temporária ‘Capela Múndi’.
Em 2013, o Santuário começou a oferecer uma Missa semanal com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, como “forma integrar e proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais”.
O grupo de intérpretes que colabora com o Santuário de Fátima é composto por 12 elementos que semanalmente, ao domingo, interpretam a Missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.
OC
https://www.facebook.com/SantuarioFatima/videos/2094788360816385/