Coro da Catedral propôs obras natalícias para além das clássicas, relacionadas com acontecimentos da diocese e do país
Lisboa, 07 jan 2019 (Ecclesia) – O maestro do Coro da Catedral de Lisboa disse à Agência ECCLESIA que o Concerto de Natal é um dos “pontos altos do ano coral”, onde apresentam músicas “diferentes do Natal”.
“Procuramos caminhos musicais do Natal diferentes”, disse Luís Filipe Fernandes no fim do Concerto de Ano Novo, que decorreu este domingo, na Sé de Lisboa.
O maestro do Coro da Catedral do Patriarcado referiu que é necessário procurar peças natalícias para além das clássicas, o que dá “muito trabalho”
“Eu sei que há peças clássicas do Natal e não haverá Natal sem essas peças. Mas pergunto-me se não há mais música de Natal para além dessas”, questionou o maestro.
Luís Filipe Fernandes referiu que no concerto de cada ano são introduzidas novos cânticos, temas de Natal que “também podem ser cantados” e que se podem “tornar tradicionais” como tantos outros.
“Este concerto começou na manjedoura e acabou na manjedoura. Pelo meio houve um bloco de peças dedicadas a Deus, outro a Jesus Cristo e um outro a Nossa Senhora”, indicou o maestro do Coro da Catedral, adiantando que em cada ano relacionam o concerto com acontecimentos eclesiais.
“Nós temos um princípio pedagógico de fazer de cada concerto de ano novo sempre diferente, a partir do que se está a passar na diocese e no país. Na nossa diocese estamos a celebrar a liturgia como lugar de encontro e em todas as dioceses de Portugal o ano missionário. Achamos que estes dois temas era os fios condutores do nosso concerto”, afirmou Luís Filipe Fernandes.
Uma das peças apresentadas pelo Coro da Catedra no Concerto de Ano Novo foi o Hino Missionário, cantado no Congresso Missionário de 2018, agora retomado no contexto do Ano Missionário.
“Preparamos com muito carinho e com muito afeto este concerto, procurando sempre fazer um apresentação diferente”, concluiu o maestro do Coro da Catedral do Patriarcado de Lisboa.
PR