Diocese realizou encontro de preparação para o Advento e Natal 2018
Viana do Castelo, 30 nov 2018 (Ecclesia) – O presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo, especialista em Sagrada Escritura, pediu maior valorização da Palavra de Deus, nomeadamente, quando proclamada nas celebrações litúrgicas, no encontro de preparação para o Advento e Natal da diocese do Alto-Minho.
“’Comunguemos’ pelos ouvidos a Palavra de Deus, consagrada pelo Espírito nos ouvidos daqueles que a ouvem”, disse o padre Pablo Lima, esta quinta-feira à noite.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Viana do Castelo informa que estiveram cerca de 200 pessoas no encontro de preparação para o Advento e Natal, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
“No Natal, mais do que o nascimento de Jesus, celebramos a encarnação do Filho de Deus, a qual nos é narrada pelo Evangelho de João de uma forma um pouco diferente daquilo que, porventura, seria de esperar”, explicou o sacerdote, especializado no estudo da Sagrada Escritura.
Na reflexão centrada no Prólogo do Evangelho de São João, o presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo afirmou que a “ideia fundamental” do texto é: “Através do Filho é-nos dada a graça de podermos ser filhos de Deus”.
“O Verbo faz-Se carne numa obra de Deus ainda maior do que a da Criação, pois aqui trata-se da obra da Redenção. O Verbo nasce para que nós vivamos. A vinda do Verbo é, portanto, dramática, pois obriga cada um a tomar uma opção”, desenvolveu o padre Pablo Lima, dizendo que só se pode responder “sim” ou “não”, “acolher” ou “não acolher”.
O encontro de preparação para o Advento e Natal de Viana do Castelo foi organizado pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica, que vai promover 41.º encontro diocesano deste setor, com o tema ‘A beleza da liturgia – porta para a evangelização’, a19 e 20 de janeiro de 2019, também no Centro Paulo VI em Darque.
CB/OC