Nove prelados portugueses acompanharam o bispo de Leiria-Fátima no Vaticano
Aura Miguel, enviada da Rádio Renascença/Ecclesia ao Vaticano
Roma, 29 jun 2018 (Ecclesia) – O novo cardeal português, D. António Marto, foi homenageado esta quinta-feira num jantar na embaixada portuguesa junto da Santa Sé, horas depois da imposição do barrete cardinalício.
O bispo de Leiria-Fátima considerou que a criação cardinalícia revela o “carinho” do Papa Francisco por Portugal, agora chamado a “prestar mais atenção aos mais esquecidos, aos fracos”, noticia a RR.
O consistório de 28 de junho, no Vaticano, contou com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, bem como de vários bispos portugueses: D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga; D. Amândio José Tomás, bispo de Vila Real; D. Manuel Linda, bispo do Porto; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda; D. Manuel Felício, bispo da Guarda; D. António Luciano Costa, bispo eleito de Viseu; D. Manuel Pelino, bispo emérito de Santarém; D. Serafim Sousa e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima.
A cerimónia na embaixada de Portugal junto da Santa Sé contou com a presença da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que esteve em Roma para representar o Estado português.
Ainda em Roma, este sábado, pelas 18h00, o novo cardeal D. António Marto vai presidir à Missa na igreja de Santo António dos Portugueses.
Já em Leiria, no dia 13 de julho, aniversário da dedicação da igreja Catedral, D. António Marto preside à Missa na Sé, pelas 21h00.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, é o primeiro cardeal de uma diocese de Portugal continental e ilhas, com exceção do Patriarcado de Lisboa, desde D. Américo Ferreira dos Santos Silva, bispo do Porto (consistório de 1879); neste período, houve outros cardeais portugueses que serviam dioceses fora do atual território português ou desempenhavam cargos na Cúria Romana.
OC