Viana do Castelo: «Que o ar que aqui se respira atraia cada vez mais pessoas», D. Anacleto Oliveira

O bispo diocesano presidiu à solenidade do Sagrado Coração de Jesus no Monte de Santa Luzia, “pulmão da diocese”

Viana do Castelo, 09 jun 2018 (Ecclesia) – O bispo diocesano espera que muitas pessoas possam ser atraídas pelo “ar do monte de Santa Luzia”, um “pulmão da diocese”, afirmou esta sexta-feira na solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

D. Anacleto Oliveira disse que aquele não é apenas lugar de nascimento da diocese, mas “um dos seus pulmões” e expressou um desejo.

“Que o ar que aqui se respira atraia cada vez mais pessoas”.

O prelado considerou ainda aquele espaço como lugar do nascimento da diocese, que comemora 40 anos da sua fundação.  

“Este Santuário está dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, Àquele Coração de onde brota sangue e água quando, depois de morto, é trespassado por uma lança. Nessa água e nesse sangue, identificados pela tradição da Igreja com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, está a origem da Igreja e, por isso, está também a origem da nossa Igreja Diocesana”, disse em intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

“A nossa Igreja Diocesana foi crescendo graças ao esforço de muitos homens e de mulheres, mas nada seria possível se não “bebessem” do amor do Coração de Jesus”, acrescentou. 

Este domingo a diocese vai ter a sua peregrinação àquele santuário, cumprindo uma promessa feita há  cem anos, quando a Gripe Pneumónica ceifou tantas vidas.

A Peregrinação inicia-se na cidade de Viana e terá o seu momento alto com a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano, sendo uma das maiores manifestações de fé da diocese e reunindo, habitualmente, milhares de pessoas.

SN

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR