Uma iniciativa do Conselho Presbiteral marcada para o dia 8 de junho
Santarém, 22 mai 2018 (Ecclesia) – O bispo de Santarém presidiu ao Conselho Presbiteral da Dioceses, onde foi aprovada a realização de um encontro de oração para todos os sacerdotes, dia 8 de junho em Alcanena, e se pediu atenção à Nota Pastoral que convoca um Ano Missionário em Portugal.
Do comunicado final enviado à Agência ECCLESIA, destaca-se o pedido de atenção à nota pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’ que vai envolver as dioceses católicas em Portugal num Ano Missionário extraordinário, de outubro de 2018 a outubro de 2019.
A Conferência Episcopal Portuguesa publicou, este domingo, um documento que convoca um Ano Missionário especial e o Conselho Presbiteral de Santarém considera que pode ser “um tempo de experiência missionária com a intenção de ‘ver’ a realidade e os desafios da missão”.
O bispo de Santarém, que realçou positivamente a celebração da Páscoa, salientou também o significado pastoral das manifestações da tradição da religiosidade popular e o que podem conter de positivo, “como sinais da sede da beleza de Deus na vida e na sociedade”.
Da agenda do encontro constava também a revisão dos Estatutos do Conselho Presbiteral, a última aconteceu em 1991.
No comunicado final, a Diocese de Santarém realça que os estatutos definem que o Conselho Presbiteral “pretende ser a expressão viva da unidade, da comunhão e da responsabilidade dos presbíteros com o seu Bispo, fundadas na participação do mesmo sacerdócio ministerial, constituindo uma espécie de senado do Bispo no governo da Diocese”.
O conselho presbiteral escalabitano reuniu dia 17 de maio, na Semana da Vida 2018, que a Igreja Católica em Portugal dedicou ao tema da Eutanásia com a pergunta “O que está em jogo?’.
D. José Traquina destacou a missão dos presbíteros na vida das pessoas, das famílias e das comunidades.
CB/PR