Missão em S. Martinho de Recesinhos e Vila Boa de Quires, na Diocese do Porto
Para fortalecer o espírito de missão que nasce da Eucaristia, uma das conclusões do congresso eucarístico, e para corresponder às necessidades interiores das pessoas de hoje, decorreu em S. Martinho de Recesinhos, Penafiel, e Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses, uma Santa Missão organizada pelos Missionários Redentoristas de 10 a 27 de Fevereiro.
Durante 17 dias fortaleceram com o Pão da fraternidade e da simpatia os que aceitaram o desafio dos variados encontros. Depois de um intenso trabalho de preparação com a participação dos missionários, aconteceu comunhão de lugares e de pessoas.
As 46 Assembleias Familiares Cristãs de Vila Boa de Quires e as 33 de S. Martinho são disso um sinal evidente. O frio, o isolamento,… foram vencidos pelos encontros de vizinhos proporcionados nos “fogos” das freguesias e pelos animadores que com outros irmãos e vizinhos, foram chamados por Jesus e alimentados na Eucaristia.
Divididas em cinco zonas e duas paróquias, mas unidas pela palavra de Cristo e sob a protecção de N.ª Sr.ª do Perpétuo Socorro, chegámos às Assembleias de Assembleias e ao domingo da Benção das famílias, onde um cântico marcava o ritmo destes dias “Vinde pais, vinde filhos, vinde todos á Missão, renovar as nossas vidas e alcançar a salvação”, e o entusiasmo transfigurou o rosto de todos.
Um cântico semelhante foi entoado no ano de 1948 em S. Martinho e nos inícios da década de cinquenta em Vila Boa de Quires. Agora, com um esquema renovado a partir do Vaticano II que comemorou quarenta anos, os missionários anunciaram as palavras da Fé, da Esperança, e do Amor Caridoso às centenas de pessoas visitadas, desde os catequizandos aos doentes, passando pelas escolas e sem contar com as pessoas que se dirigiram às celebrações eucarísticas da manhã e aos encontros de anúncio da Palavra á noite.
A paróquia de S. Mamede de Recesinhos, uma outra paróquia do padre José Barros, aderiu mensalmente á adoração eucarística, com oração do terço meditado, Lectio divina e vésperas de Domingo
