Itália: Papa vai presidir à Solenidade do Corpo de Deus em zona afetada pela Mafia

Celebração marcada para domingo, seguindo o calendário litúrgico da Igreja Católica na Itália

Cidade do Vaticano, 03 jun 2018 (Ecclesia) – O Papa vai presidir hoje à Solenidade do Corpo de Deus na paróquia de Santa Mónica, em Ostia, zona afetada pela Mafia, uma decisão anunciada pelo Vaticano.

A celebração está marcada para as 18h00 (menos uma em Lisboa), incluindo uma procissão até à Paróquia de “Nossa Senhora de Bonaria” (devoção que inspirou a denominação da cidade de Buenos Aires, de onde é natural o Papa, ndr).

Ostia, distrito de Roma afetado pela atuação de grupos criminosos e neofascistas, é uma zona das periferias da capital italiana; a administração local foi dissolvida pelo Governo italiano por causa da infiltração da Mafia no poder público.

Em 2017, o Papa presidiu pela primeira vez à Missa e procissão da solenidade do Corpo de Deus num domingo, seguindo o calendário litúrgico da Igreja Católica na Itália, na Basílica de São João de Latrão.

O dia do Corpo de Deus (solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no calendário católico) é um feriado móvel no Estado do Vaticano, em Portugal e em várias outras nações, celebrado sempre a uma quinta-feira e 60 dias depois da Páscoa; nos países onde a data não é feriado, como acontece na Itália, celebra-se no domingo seguinte.

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula ‘Transiturus’, em 1264, dotando-a de Missa e ofício próprios.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR