Igreja: Núncio apostólico luso-canadiano termina visita aos Açores no Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira

D. José Avelino Bettencourt, representante diplomático na Geórgia e Arménia, assume funções em maio

Angra do Heroísmo, Açores, 27 abr 2018 (Ecclesia) – O novo núncio apostólico da Geórgia e Arménia, D. José Avelino Bettencourt, visitou cinco das nove ilhas dos Açores e terminou o seu périplo no arquipélago onde nasceu no santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, em São Jorge.

O sítio de informação ‘Igreja Açores’ refere que o novo núncio da Santa Sé cumpriu uma tradição que realiza “sempre que visita a sua ilha desde criança”, que é “descer em peregrinação até à Caldeira do Santo Cristo” para o respetivo santuário, um dos cinco santuários diocesanos do arquipélago.

D. José Avelino Bettencourt presidiu à Eucaristia, no Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, pela sua recente nomeação como “embaixador” para a Geórgia e a Arménia e pelo “carinho com que foi acolhido” durante a jornada açoriana.

Na sua ilha natal, o arcebispo presidiu às festas de São Jorge e a vários impérios do Espírito Santo, informa a Diocese de Angra.

Nomeado núncio a 1 de março, o prelado foi ordenado arcebispo no dia 19 do mesmo mês, numa celebração em Roma, presidida pelo Papa Francisco.

Da passagem de D. José Avelino Bettencourt pelo arquipélago açoriano destaca-se o Voto de Congratulação aprovado pela Assembleia Legislativa dos Açores e o encontro com a respetiva presidente, Ana Luís.

Para além de atos e celebrações religiosas e conferências sobre a futura missão, o arcebispo português teve diversos encontros institucionais, como com o representante da República Portuguesa para os Açores, embaixador Pedro Catarino, o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Álamo Menezes.

Diplomata de carreira da Santa Sé, é natural dos Açores, tendo acompanhado a sua família que emigrou para o Canadá, onde foi ordenado padre em 1993, fazendo parte do presbitério de Otava.

Ainda como sacerdote frequentou a Academia Eclesiástica em Roma, tendo-se formado em Direito Canónico, e entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1999.

Depois de ter trabalhado na representação diplomática da Santa Sé na República Democrática do Congo, D. José Bettencourt passou à secção para as relações com os Estados, do Vaticano.

Em 2013, D. José Bettencourt foi condecorado pelo presidente Aníbal Cavaco Silva com a Comenda da Ordem Militar de Cristo; é ainda cónego honorário da Sé de Angra (Açores) desde março de 2015.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR