Prémio «Árvore da Vida» vai distinguir filmes que privilegiem «valores espirituais e humanistas»
Lisboa, 26 abr 2018 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai marcar presença na 15.ª edição do ‘IndieLisboa’, festival internacional de cinema independente que começa hoje, com um júri coordenado pelo padre Tolentino Mendonça, para atribuição do prémio ‘Árvore da Vida’.
“O teólogo e poeta será acompanhado por Olívia Reis, professora de Português do ensino secundário, e por João Pedro Vala, crítico de cinema e doutorando em Teoria da Literatura”, informou o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), organismo católico responsável pela distinção.
O prémio Árvore da Vida, no valor de dois mil euros, será concedido a um dos filmes selecionados pela organização do IndieLisboa para a secção da Competição Nacional.
“Os jurados atribuem o prémio a um filme que privilegie valores espirituais e humanistas, a par das qualidades cinematográficas da obra, podendo também conceder uma menção honrosa”, informa o SNPC.
A presença no festival procura “sensibilizar os agentes da evangelização e cultura para a linguagem da Sétima Arte, continuando a relação de décadas que a Igreja Católica tem estabelecido com o cinema”.
A cerimónia de encerramento e de entrega dos prémios decorre a 5 de maio, às 23h00, na Culturgest.
Quase 250 obras vão ocupar as principais salas de cinema da cidade, até 6 de maio, numa seleção de produções nacionais e internacionais.
O IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema apresenta 49 filmes portugueses, numa edição marcada pela “criação de um conjunto de iniciativas complementares que, da conversa à música, promovem o diálogo com e sobre o cinema”.
OC