Francisco acompanha com «emocão» o caso do bebé britânico que está em risco de vida
Cidade do Vaticano, 24 abr 2018 (Ecclesia) – O Papa chamou hoje a atenção para o caso do bebé Alfie Evans, um menino britânico de 23 meses que sofre de doença cerebral degenerativa devido a complicações após o nascimento, e cujo caso está a ser acompanhado pela justiça italiana.
Através das redes sociais, Francisco declara-se “emocionado pelas orações e pela grande solidariedade em favor do pequeno Alfie” e salienta a importância de “que seja ouvido o sofrimento dos seus pais” e também o desejo dos progenitores “em tentar novas possibilidades de tratamento”.
O bebé tem estado no centro de uma batalha judicial entre os seus pais e o hospital onde esteve internado, o Hospital Pediátrico Halder Hey, em Liverpool.
Do lado desta instituição, foi considerada desadequada a continuidade de qualquer tipo de tratamento, perante a degradação diária do estado de saúde do menino, em estado praticamente vegetativo.
Uma posição que foi validada pela Justiça do Reino Unido, que admitiu que fosse desligado o sistema de suporte artificial de vida.
No entanto, apesar de desligado das máquinas, e contra todas as previsões, a criança continuou a respirar, tendo sido mais tarde religada ao sistema de apoio.
O Governo de Itália decidiu agora conceder a cidadania ao pequeno Alfie Evans, de modo a que ele possa prosseguir o tratamento em solo italiano.
JCP