Em Lisboa o acampamento regional terá a participação de contingentes de Angola e São Tomé e Príncipe Aproveitando a época das férias de Verão, muitas regiões escutistas do país pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) realizam actividades que juntam os escuteiros pertencentes a essas mesmas regiões (actividades denominadas ACAREG) ou núcleos (actividades denominadas ACANUC): Açores, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto e Portalegre/Castelo Branco.
Durante alguns dias, os escuteiros vivem sob um determinado tema que tem vindo a ser preparado há largos meses por todos os participantes. É uma oportunidade de conviver com os outros escuteiros da sua região, que apenas é possível de se realizar com intervalos de alguns anos.
Entre o final do mês de Julho e o início de Agosto são 6 os acampamentos que se irão realizar e que irão contar com a participação prevista de um total de 8500 escuteiros, divididos pelos vários locais.
O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efectivo de 60 mil jovens e de 9 mil adultos.
É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.
Está implantado através de mais de 1000 agrupamentos espalhados por todo o continente e regiões autónomas.