Especial: Carlos Palma Lema, Living Peace Internacional

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_video _builder_version=”3.0.95″ src=”https://www.youtube.com/watch?v=7BkMb_LYx0M” image_src=”//i.ytimg.com/vi/7BkMb_LYx0M/hqdefault.jpg” /][et_pb_text _builder_version=”3.0.95″ background_layout=”light”]

«70×7», emissão de 14 de janeiro de 2018

Chama-se Living Peace Internacional e é hoje uma organização presente em muitos países do mundo onde desenvolve, junto das crianças e jovens, uma pedagogia para a paz.

Carlos Palma Lema é o fundador desta iniciativa. A residir atualmente no Porto, contou à Agencia Ecclesia porque decidiu trabalhar com os mais novos uma cultura da paz. Este uruguaio não esquece o choque que sentiu quando chegou a Jerusalém…

“A situação é muito difícil…  …e esta foi uma experiência que pude fazer noutros países também”.

Anos mais tarde, Carlos Palma Lema está no Cairo. É aí que vive os dias da Primavera Árabe com a onda de violência que se abateu sobre a capital egípcia. Entendeu que devia fazer algo para que a paz entrasse no processo educativo das crianças.

A iniciativa do dado da paz contagiou toda a escola e, em pouco tempo, foi adotada por muitos professores em diversas escolas do Cairo. Carlos Lema ficou surpreendido com o efeitos que as frases da paz provocaram em alunos e pais.

As crianças e os jovens envolvidos neste projeto decidiram então escrever cartas a todos os presidentes do mundo para os sensibilizar para esta causa da paz. Carlos Palma Lema apoiou-os na iniciativa e as respostas chegaram.

O dado da paz alastrou a muitas escolas e universidades, chegou a várias organizações de juventude. Nasceu assim o projeto Living Peace Internacional que, em seis anos, chegou a 250 mil crianças, em mais de mil escolas e em 113 países. Entre eles Portugal.

Entretanto as crianças portuguesas já ganham relevância nos projetos internacionais. O Circulo Mundial dos Embaixadores da Paz, acaba de reconhecer a candidatura de crianças portuguesas de 11 e 12 anos, que serão nomeadas jovens embaixadores da paz. Será a 30 de janeiro, em Granada, Espanha, com a presença da Presidente Mundial dos Embaixadores da Paz.

HM

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Partilhar:
Scroll to Top