A complexa operação de cobertura noticiosa da visita do Papa Bento XVI a Portugal envolve cerca de 2.150 profissionais da Comunicação Social de 24 países (incluindo Portugal), distribuídos por mais de 70 de funções, cuja acreditação decorreu durante o mês de Abril.
Desse total cerca de 960 são jornalistas e repórteres de imagem, mas a maior parte dos profissionais envolvidos vão estar ocupados em funções técnicas, de produção e de apoio.
Entre as 70 funções profissionais encontram-se maquilhadoras, assistentes de teleponto, operadores de gruas telescópicas, informáticos, motoristas, seguranças, electricistas, produtores gráficos, realizadores, assistentes, estafetas, produtores, operadores de mistura ou animadores de rádio.
Os jornalistas, técnicos, produtores e outros profissionais estão ligados a 240 órgãos de Comunicação Social.
O maior contingente de pedidos de acreditação provém de Portugal (1.821), seguindo-se a Espanha (94), Itália (66) e Alemanha (34).
A RTP é o órgao de Comunicação Social que mais acreditações solicitou (663), seguindo-se a SIC (258), TVI (252), a Rádio Renascença (111) e a Agência Lusa (64).
O Papa Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.